COMO SURGIU O MÁRIO BROS

Quem não Jogou ou pelo menos ouviu falar do Mário Bros ou Super Mário Bros. Acredito que boa parte da população mundial.
Mário e seu irmão Luidi fizeram parte da infância de muita gente.
E você sabe como ele nasceu, quem o criou e de onde surgiu a ideia deste personagem tão querido.

Em 1980, após uma tentativa sem sucesso da Nintendo ao fazer um jogo baseado no desenho Popeye, Miyamoto, considerado o pai do Mario, foi então solicitado pela empresa para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado disso foi Donkey Kong, em que o personagem “Jumpman” (Mario) tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Donkey Kong..

 

Estrelato de um bigode

Para ser visto como ser humano e não como um mutante ou algo parecido, colocaram em Mario um enorme bigode.
Nos Estados Unidos, as pessoas perceberam que o personagem era extremamente parecido com um funcionário da Nintendo, chamado Mario Segali, daí veio a ideia de trocar o nome de Jumpman para Mario, que já começou a ser utilizado no próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr.

Originalmente, Mario era carpinteiro, mas, depois dos canos nos quais ele entrava literalmente no famosíssimo jogo Mario Bros, passou a ser considerado encanador. Após o tremendo sucesso no Mario Bros, o personagem foi ainda mais trabalhado. Criaram Luigi, seu irmão e, além disso, montaram uma história mais bem elaborada, com objetivos e vilões bem definidos, além de incrementar os poderes e os amigos de Mario.

O encanador é, sem dúvida, o principal ícone da Nintendo e talvez seja também o principal dos jogos eletrônicos. A série Mario já possui mais de 184 milhões de cópias vendidas, e os seus jogos vão desde o modesto Super Nintendo até o moderno Wii, ambos da Nintendo.

Mário Segale- Fonte de Inspiração

Mais algumas curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Mário:

Piadas sobre Mario usar drogas são mais do que piadas:
Todo mundo já ouviu a piada que o “Mario é chapado”. “Ele vaga por um mundo bizarro comendo cogumelos e fumanda plantas enquanto tartarugas e balas de canhões com vida tentam matá-lo. Ele tá viajandão, cara!”. É uma piada velha, mas tem alguma verdade nela. A habilidade de Mario de crescer e encolher baseado no uso de cogumelos foi inspirado em Alice no País das Maravilhas, de acordo com uma entrevista que Miyamoto deu em 2005 para a Business Week. A história de Alice é frequentemente interpretada como uma alegoria ao uso de drogas, então, de uma forma indireta, os cogumelos dos jogos de Mario são inspirados em drogas alucinógenas.

Todo o Design de Mario foi uma maneira de lidar com as limitações gráficas:
As vestes e as características faciais de Mario foram todas desenhadas de uma forma de resolver problemas devidos às limitações dos consoles. Ele ganhou um bigode porque era praticamente impossível desenhar uma boca com tão poucos pixels. Ele ganhou um chapéu porque era muito difícil desenhar um cabelo que parecesse real. Ele também usa macacão porque, dessa maneira, o jogador poderia dizer que ele estava balançando suas mãos para frente e para trás enquanto andava ou corria.

É possível pular sobre a bandeira no Super Mario Bros. original:
Se você realmente tentar, tipo, tentar mesmo, você pode conseguir essa façanha inútil sem terminar a fase. Mas, obviamente, não tem muito além disso. Não tem nenhuma fase secreta ou um bônus escondido. O jogo simplesmente não sabe como lidar com a sua nova localização, já que você não deveria conseguir fazer isso. Então, justamente por isso, você vai ficar andando eternamente até que o tempo acabe e você morra. (Eu já fiz isso, não é divertido)

Shigeru Miyamoto acha que o filme Mario Bros. falhou por ser muito parecido com os jogos:
Só para contrariar, Miyamoto pensa ao contrário da maioria de nós. Ele diz que o filme é horrível, mas não pelas mesmas razões das pessoas que acham que ele é horrível (porque, repito, eu acho ele muito legal). Uma vez ele disse para a Edge Online que o filme era muito parecido (aonde) com o jogo e por isso que ele não deu certo. Que ele preferia ter visto um filme envolvente pelos seus próprios méritos, ao invés de ser baseado em um jogo.

Super Mario Bros. foi a primeira franquia jogo a ter um filme:
Super Mario Bros., o filme, não o jogo, foi o primeiro longa baseado em uma franquia de vídeo-game. Tem muita gente que fala que ele é horrível e que todos o filmes baseados em jogos passaram a ser péssimos desde então. Eu discordo. Apesar de não ser muito fiel à história original e ter características próprias, eu adoro esse filme e acho que é um clássico da minha infância. Se procurasse minha ficha da locadora naquela época, acho que iam ver umas 20 locações dele.

 A Nintendo queria que Mario montasse em um dinossauro desde a época do NES:
Desde o primeiro game, Shigeru Miyamoto queria que Mario montasse na costas de um dinossauro, mas devido a limitações técnicas, isso não pode ser feito. Mas Miyamoto nunca desistiu dessa ideia e, inevitavelmente, quando o SNES foi lançado, o Yoshi apareceu!

 Super Mario Bros. tem uma sequência que não é Super Mario Bros. 2 ou The Lost Levels:
Nós já falamos bastante sobre Super Mario Bros. 2 e The Lost Levels nessa lista, mas existe uma sequência que antecede a essas duas chamada Super Mario Bros Secret feita para as séries de PCs japoneses NEC-PC8801 e Sharp X1, feitas pela Nintendo em Hudson Soft. O game trás de volta os barris e inimigos de fogo de Donkey Kong. Ele também introduz diversos power-ups, inclusive o martelo, que tem a mesma função que tinha no primeiro. Tinha também um relógio que podia adicionar mais tempo à fase; também foi a primeira vez que apareceu a P-Wing, que permite Mario agir como se estivesse nadando no ar.

Mario está morrendo na capa do Super Mario Bros.:
Olhe com cuidado para a capa original de Super Mario Bros. Ele está no meio de um pulo, dando de cara com uma parede e lava abaixo dele, isso significa que não tem chão nenhum para que ele possa se salvar. Significa que Mario está a caminho de um destino trágico na capa de SMB.

Muitos jogos do Mario na verdade nunca aconteceram:
Sabem o clichê “era tudo um sonho”? Pois é, muitos jogos da série Mario se encaixam nele. A maioria já sabe que Super Mario Bros. 2 era um sonho, mas você sabia que Super Mario Bros. 3 também nunca aconteceu? O game começa com uma cortina subindo e os níveis do jogo tem plataformas parafusadas no fundo. Tudo isso leva a teoria de que Mario 3 na verdade é uma peça de teatro, que também é suportada pelo fato de todos os níveis ficarem escuros no final, como se Mario estivesse saindo de cena. Muitos outros jogos, como a série do Mario Party, são na verdade sonhos, brincadeiras, torneios ou não possuem uma linha do tempo clássica.

As nuvens e arbustos em Super Mario Bros usam o mesmo desenho:
Quando se tem uma quantidade limitada de memória e cores para trabalhar, você tem que ser criativo. Nesse caso, as nuvens e arbustos em Super Mario Bros. tem o mesmo desenho, pode reparar! A única diferença entre eles são as cores e os pedaços que você pode ver deles.

A bola de fogo do Bowser está ao contrário:
Se você olhar atentamente para a bola de fogo que o Bowser atira, as chamas da bola estão na verdade apontando para o lado contrário! #Fail

A “Mario Zone” de Super Maio Land 2 era um anúncio publicitário de um brinquedo:
É isso mesmo! Por isso em alguns lugares no Mario Zone você podia encontrar as letras N & B nas paredes. N & B era uma fábrica de brinquedos no Japão e a Nintendo vendeu alguns de seus brinquedos antes de entrar no mercado de vídeo-games.

A profissão original de Mario era a carpintaria:
Esse tópico acho que já é mais conhecido pelas pessoas. Como a maioria já deve saber, a primeira aparição de Mario foi no jogo arcade de Donkey Kong. Nele ele era um carpinteiro que trabalhava em um construção, até que o Donkey Kong invadiu e foi até o topo do prédio que estava sendo erguido. Só depois que ele se tornou o encanador que todos nós conhecemos.

Chain Chomps foi modelado devido a um trauma de infância:
O cachorro bola, como eu chamava quando era criança, foi inspirado devido a um fato traumático na infância de Shigeru Miyamoto. O que aconteceu foi que o cachorro do vizinho o perseguiu até que foi puxado de volta por uma corrente que estava presa em sua coleira.

Pra Finalizar se você gosta do Mário, que tal uma Camiseta que lembre ele:

Camiseta Super Mario Gloss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *